Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Este fará falta: Leslie Nielsen





O mundo ri menos hoje. Difícil será fazer uma comédia pastelão-satírica sem a presença de Leslie Nielsen, falecido ontem. Só de olhar para ele, sem ser preciso nada além de seu rosto, nem uma fala sequer, nem um trejeito, gag ou qualquer artifício, eu tenho vontade de rir. O homem nasceu para fazer um tipo de comédia de absurdos, desde o policial durão ao presidente sem juízo algum. Não tinha rivais, era imbatível e inimitável.

Numa época em que o cinema carece de roteiros para todos os gêneros, em que os velhos heróis são ressucitados e, para nossa triste surpresa, estão velhos, um ator cômico do seu porte não é algo que se encontra em todos os lançamentos da semana. A comédia desandou muito nos últimos tempos, principalmente depois da febre da comédia romântica, mas Nielsen é atemporal. Foi um ator que por pouco não conseguiu o papel de Ben-hur, que ficou imortalizado no papel do capitão de O Planeta Proibido, que serviu de base para muita coisa de star trek e porque não dizer star wars. Mas era fazer os outros rirem seu melhor trabalho.

Nos últimos 30 anos, participou da refundação da comédia pastelão-satírica com Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, sucedendo com sucesso nomes como o dos irmãos Marx, Buster Keaton e até mesmo Chaplin. Pena que até este gênero ficou desgastado, mas mesmo assim Nielsen sempre se fez presente. Em Corra que a Polícia vem aí, seu maior sucesso, ficou conhecido mundialmente. Impagável ele como juiz de baseball, atropelando a rainha num banquete, fazendo a primeira dama ficar pendurada numa sacada de roupa de baixo ou ir aos tapas com raquel welsh na cerimônia do oscar.

Um humor em que quando havia conotação sexual não era explícita e vulgar como hoje. Ele sabia medir caras e bocas, porém chorando ou correndo para salvar Bill Clinton, era visível que se divertia e gostava do que fazia, pois se ele não ria para a tela, sabia que a tela ria para ele. Sorte do céu agora, está rindo mais.

Um comentário:

  1. fará falta. gostava do tipo de humor dele. ele conseguia ser engraçado sem ficar fazendo cara de abestalhado. gosto de humor assim.

    ResponderExcluir