Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um pouco sobre o primeiro turno...

Dia de eleição sempre se tem surpresa, tanto por uma virada com por um verdadeiro massacre nas urnas. Em pernambuco, as forças de direita há anos no poder tiveram sua pior derrota este ano, uma delas emblemática. Em Alagoas, Collor teve merecida derrota e outros tantos caciques não vão aparecer muito nos próximos anos. quem diria que artur virgílio, tasso, marco marciel e outros tantos perderiam? quem diria que marina determinaria o segundo turno mais do que a guerra entre azuis e vermelhos? quem diria que seria a consciência ambiental, aliada ao tradicional voto de protesto que já deu 10% a enéias e cristóvão, que empurraria a decisão lá pra frente?
Entretanto, entre manifestações que eu me diria orgulhoso, pois digo que em DEM e PSDB eu tenho um pé atrás sempre, e me esculhambem o que quiser pois sem q tem muita gente assim c a esquerda centrista, não posso deixar de dizer que muitas vezes o eleitor brasileiro me decepciona.
Nada contra ter jogadores de futebol, por exemplo, concorrendo, mas o que eles querem mesmo? propuseram oq? acho tão vago isso de pelo esporte quanto pela saúde. e tiririca? não compreendo mesmo como pessoas que se dizem tão cultas como os paulistas, que adoram nos ver como aborígenes e neandertais, o elegerem. sem propostas, sem histórico, sem nada. entrou para fazer palhaçada e conseguiu. Digo o mesmo para quem queria eleger netinho de paula, elege sempre maluf, escorraça marta e a coloca no senado 2 anos depois... o que é isso? não, caros compatriotas do maior estado da federação, vocês não tem lá grande autoridade para nos criticarem pelos caciques. vocês votam nos bobos da corte.
Seja como for, concordo com quem diz que a cada eleição o resultado amadurece e talvez seja realmente positivo um segundo turno. Lula em 2002, assim como Serra, apresentou todo o seu plano de governo. Vi esta cena várias vezes. Até agora, em 2010, com a sucessora apontada pelo presidente e o mesmo serra, só ouvi coisas um pouco vagas, populistas (de onde menos se esperava) e, claro, Marina posando de Al Gore.
O que eu espero para 31 de outubro, é que se pare um pouco para fazer e pensar sobre política séria e que todos vejam que o protesto é importante, mas sendo coerente, não a base de palhaçada. talvez assim em 4 anos eu não tenha que dizer que o brasil se murar vira hospício e se botar tenda vira circo.

Um comentário:

  1. eu acho que muita gente ainda não sabe votar. Vemos muitas palhaçadas aqui perto da gente tbm. Critico quem nos critica, mas tenho olhos bem abertos pro circo que acontece aqui, do nosso lado. O brasil precisa de umas aulinhas e não é de pirofagia, nem de malabarismo nem de números de contorcionismo.

    e tenho dito!

    Bjo p tu! =***

    ResponderExcluir