Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um bom dia para os heróis das minas, um bom dia para a humanidade.

Foto: Rodrigo Arangua
Fênix - cápsula utilizada para o resgate dos mineiros com 54cm de diâmetro

Poucas vezes, conta-se nos dedos, a humanidade parou para ver a realização de um milagre. Para tragédias, dos mais variados tipos, várias vezes. Mas menos vezes ainda se parou para ver um desastre se transformar num verdadeiro triunfo.

A última vez que me senti realmente ligado à humanidade, quando todos estávamos boquiabertos, temerosos e chocados, foi quando atacaram o WTC, em 2001. Lembro-me como se fosse hoje aquele dia, de toda a dor que cada um sentiu e do medo pelos dias vindouros. Também vêm à memória imagens de verdadeiro atos de heroísmo, de bombeiros, paramédicos e policiais entrando nas torres mortalmente feridas, salvando seus semelhantes, muitas vezes perecendo. A humanidade parou diante de imagens inesquecíveis, mas no meio do medo do terrorismo, eu pude me sentir orgulhoso de ver pessoas querendo fazer o bem e tentar salvar vidas.

Lembro a todos da Apolo 13, 40 anos atrás. O mundo também ficou em suspense, cada batida do coração coletivo em função da esperança de que um grupo de 3 astronautas pudesse voltar para casa, contra todas as chances e probabilidades. Imagino que sensação não sentiram eles ao pisarem na Terra mais uma vez.

Hoje, um novo capítulo é escrito. No Chile, presos numa mina 700 metros abaixo da superfície, 33 mineiros após 68 dias estão sendo resgatados. Todos disso sabem, pois este é o assunto mais comentado do momento. Não se pode deixar a emoção de lado ao imaginar o alívio incomensurável tanto deles quanto de suas famílias, e de um povo inteiro que acompanhou seu drama, seu dia a dia. Usaram-se os recursos disponíveis até mesmo de fora, visto que até a Nasa deu sua contribuição. Orações de vários credos, muitos deles rivais sem motivos, pediram pela sua segurança e seu resgate.

Engenheiros, físicos, matemáticos, médicos, nutricionistas, políticos, bombeiros, paramédicos, policiais, imprensa, todos estiveram ali, dando o melhor de si, muitas vezes evitando que tudo se transformasse num show, e participaram, junto a milhões e milhões de pessoas pelo mundo, que só podiam ter esperança, no que pode ser uma das maiores tentativas de resgate de que se tem notícia.

Foto: Jose Manuel de la Maza
Florencio Avalos, primeiro mineiro a ser resgatado, sendo abraçado pelo presidente do
Chile, Sebastián Piñera que acompanhava todo o processo.



A emoção em ver o primeiro mineiro finalmente fora da pior prisão jamais vista é indescritível. Não preciso estar ao seu lado, ser de sua família ou de seu país, para lhe desejar tudo de bom e acreditar firmemente que não foram os que o tiraram de lá de baixo da terra os heróis, mas ele, que contra tudo resistiu, junto a seus 32 companheiros.

É bom ver no meio de tanta violência, egoísmo, intolerância, miséria, pobreza e demagogia, um momento em que podemos ter um pouco de orgulho da humanidade. Ter orgulho do que somos e saber que apesar de diferenças, nossa união é que faz a diferença e que foi esta união que lhes propiciou um renascimento. Um bom dia para os heróis das minas, um bom dia para a humanidade.


3 comentários:

  1. Eu mesma confesso que fiquei com o coração acelerado quando vi o flash ao vivo informando que o resgate tinha começado. Essa história causou uma comoção enorme! E veja como a tecnologia foi amiga levando imagens e mensagens deles o tempo todo pros familiares e pro resto do mundo. Talvez isso tenha contribuído pra todo mundo se sentir um pouco mais próximo do drama que estavam vivendo e superando com otimismo. To aqui escrevendo esse comentário e acompanhando a cobetura ao vivo online. Tá todo mundo párado pra ver isso realmente. E que bom que é pra ver um resgate! =D

    ResponderExcluir
  2. Realmente bela esta perspectiva. A humanidade unida pela esperança e alegria, algo tão raro.
    Também tenho acompanhado e postado o andamento deste resgate em meu blog, passei aqui pela indicação de sua namorada e (com sua licença) será esta a abordagem do post final.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. ...e a humanidade para se lembrar que é realmente humana , que a sua condição é de grande fragilidade , é bom que assistamos a milagres.
    Gostei muito de te ler

    ResponderExcluir