Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nordestino ATÉ A MORTE: uma resposta ao preconceito sulista

Um amigo me mostrou recentemente que em algumas comunidades do orkut, do eixo sul-sudeste, alguns compatriotas nossos estão tão revoltados com o recente mapa eleitoral para presidente que optaram pelo radicalismo, dizendo asneiras pedindo a separação do norte-nordeste do país, pois eles que produzem e nós é que elegemos o presidente.
Curioso é esta demonstração de ignorância galopante não foi mais pesada quando o BRASIL, não o nordeste sozinho, elegeu FHC presidente por duas vezes. Se minha memória não falha, Lula só ganhou em pernambuco para presidente duas vezes: as duas que foi eleito. para FHC e Collor, ele perdeu. Por que não pediram para sermos outro país naquela época?
Isso para mim é só o reflexo não da ignorância, mas de um preconceito que dura séculos. Durante décadas o país foi governado por gente do sul. Certo, tivemos dois ou três presidentes que prestassem, mas o nordeste faz quase 200 anos não era prioridade para ninguém. Fomos massa de manobra, explorada, mão de obra quase escrava e cedíamos sempre em detrimento de nossa própria qualidade de vida e honra para o benefício do Sul.
Agora estamos indo bem, seja pelo plano Real de FHC, das políticas sociais de Lula ou qualquer outro fator, não vou discutir presidentes, mas o fato é que estamos indo bem e estamos alcançando um pouco de justiça histórica.
Falando de História, direi do que tenho orgulho. Botamos os holandeses para correr, Pernambuco SEMPRE teve destaque na política, a pátria brasileira nasceu aqui, Renato Russo, João Cabral, Jorge Amado (elogiado por ninguém menos que Saramago). A lista é grande. Temos nossos defeitos, mas lá pelo lado de baixo do país há os deles também e seus méritos.
Falando de méritos e eleições, quem elegeu o palhaço mesmo? AH, vai chegar um outro ignorante dizendo que foram os nordestinos, mas foram eles que elegeram também maluf ou o finado clodovil? Quem é que um ano bota Marta Suplicy para correr e no outro a elege senadora? Não, não entendo essas incongruências, principalmente vindo de uma região que botou para correr, algumas vezes com derrotas humilhantes, caciques da política que há um bom tempo só faziam falar e falar e não passaram disso. O nordeste foi coerente nas eleições.
Votou pesadamente no homem que lhes deu estabilidade econômica. Inflação é ruim para quem não tem economia forte. Votou pesado no metalúrgico que lhes prometeu ir além disso, lhes deu um pouco mais com o que crescer.
Chega, não vou mais me alongar pois serei incongruente em começar a falar de méritos presidenciais. Só gostaria de dizer aos sulistas que a alma do brasil somos nós, que lhes demos riquezas materiais e o suor de nosso trabalho por séculos até finalmente percebermos que isso não voltaria para nós e começamos a fazer por nós mesmos. Vocês e todos produzem as riquezas deste vasto país, não queiram para si a responsabilidade de alimentar, cuidar, produzir, falar, destruir e diminuir o nordeste. Somos fortes apesar da asneira dos demais. Não discutam política como time de futebol. Nem venham me pedir para me separar do Brasil, meu país, que é democrático o suficiente para permitir que pessoas assim ainda existam. Viva o nordeste, seu povo, sua história e suas riquezas, que como todas as outras regiões, SÃO e SEMPRE serão parte do Brasil.


Um comentário:

  1. Critico os que nos criticam, mas mantenho os olhos abertos para as palhaçadas que acontecem aqui, do nosso lado. Apesar que.... essa do Tiririca, por exemplo, foi f%$@#. Ele, Clodovil e Frank Aguiar - ÁAUUUU! já imaginou? Nem precisa imaginar.. é real mesmo. hehehe

    ResponderExcluir