Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fazia tempo que isso devia ter sido feito









Acompanhei durante o correr dos anos um triste fato acontecer com minha cidade natal: as festas e comemorações haviam esmorecido. O carnaval, Natal, Ano novo, tornaram-se comemorações que perdiam em diversão, por exemplo, pro Dia de Finados, já que no referido dia cinema funcionava, mercado não fechava e dava até para sair para comprar um lanche. Não comento nem a descaracterização do São João, que ano após ano perdia terreno para cidades como Gravatá e Campina Grande, com tradição muito menor do que a nossa. Sim, sou patriótico até neste ponto.

Qual foi minha surpresa em ver Caruaru festiva no Natal e Ano Novo. Ao invés dos enfeites repetidos de anos anteriores, da saída em massa para o litoral, da ausência até de fogos no primeiro minuto do novo ano, encontrei uma cidade que resplandecia em luzes e cores, o ressurgimento de uma praça que por anos foi negligenciada e até mutilada. Vi lojas e shoppings cheios, ruas movimentadas, pessoas correndo de um lado para o outro atrás de compras de última hora, estoques sendo renovados para atender à demanda. Encontrei mais pessoas do que era esperado e senti bem em ir ao Marco Zero da cidade, em frente à Igreja da Conceição, para comemorar a chegada de 2011. Só digo, podem bem ver pelas fotos, que a praça em frente estava simplesmente lotada. Foi uma virada de ano digna, festiva, alegre, com os fogos que outrora iluminavam a cidade, até um rápido apagão local com a chegada do primeiro segundo. Uma comemoração que não terminou cedo, que agregou gente de toda a cidade, que a movimentou.

Esta é a tradição de minha cidade e deveria ser a de todas. Nada melhor do que festejar as melhores datas do ano junto a seus amigos, parentes, amores, na cidade em que você cresceu e ver que por um momento no meio de tanta política, crises, economia e outras prioridades, houve quem se preocupasse com seu bem estar. Como disse um historiador do urbanismo, uma praça é a representação de que a cidade se preocupa com você, pois ela está gastando tempo, material e dinheiro, além de espaço, para construir um local para as pessoas se divertirem, relaxarem, praticarem algum exercício, encontrarem amigos.

Tomara que continuem valorizando não só as datas mas as pessoas e tenho certeza de que em alguns anos, teremos novas tradições aliadas às antigas, já renovadas. Fazia tempo que deviam ter feito isso em Caruaru.

ps: fotos de Rafaela Tabosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário